segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Empadinha da tia Emília.


Quem tem a minha idade e reside em Tombos-Minas Gerais se lembra da tia Emília,esposa do Sr. Lindolfo Barbosa.Ela fazia esta delícia e me passou a receita.Vamos aprender uma receita consagrada há quase 50 anos?



INGREDIENTES
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 gema
Manteiga até dar o ponto de abrir
1 colherinha de café de pó Royal
Sal a gosto.
MODO DE FAZER
Trabalhe a massa com as mãos até ficar bem maleável.Não precisa untar as forminhas,pois massa que leva manteiga não há necessidade.Abra a massa sobre uma mesa absolutamente limpa e farinhada e forre as forminhas.O recheio deve ser colocado quando em temperatura ambiente.Cubra e pincele a cobertura com gema.Para a gema deslizar melhor pode misturar um pouquinho de manteiga para pincelar.E aí leve ao forno e vigie até começar a corar.Você saberá a hora que está pronta a empadinha há 50 anos aprovada.É só experimentar.
QUANTIDADE
Esta receita dão 14 empadas de tamanho médio.Se precisar de mais é só dobrar a receita.
RECHEIO A GOSTO (Aí vai o meu.)
Pegue um peito de tamanho médio e limpe-o retirando as gorduras,peles,pode esfregar fubá que ajuda a sair aquela membrana que cobre o peito.Lave bem e seque com papel toalha.
Depois de enxuto levo a uma panela com óleo e vou dourando.Quando dourar coloque o tempero e vá pingando água quente conservando tampado para um cozimento mais rápido.
Tempero: um pouco(uma meia colher de sopa) de  alho e sal prontos e adiciono o caldo knnor um tablete.Pra quem gosta pode adicionar um pouquinho de pimenta em pó.Coloco assim que o frango estiver dourado.Dou uma fritada neste tempero de leve e coloco a água para cozer.
Depois de cozido deixe esfriar e desfie  cuidadosamente para que nenhum ossinho possa passar.Este preparo é fundamental para se ter um produto de qualidade.
Depois de desfiado lá na panela onde você cozinhou o frango coloque dois tomates sem pele e semente até ele ficar um creminho.Adicione uma caixinha de creme de leite, o frango desfiado e se gostar um latinha de milho.Há pessoas que colocam ervilha.Eu não coloco pois meu povo não gosta.A verdade é que este recheio é um estrogonofe de frango.Pode ser feito de véspera e guardado na geladeira.