domingo, 8 de junho de 2014

Receita de lasanha de berinjela

Por Luiza Oliveira, chef


Ingredientes:
2 beringelas grandes
1 lata de tomate pelado
1 cebola picada
2 dentes de alho
300 g tofu
150 g tomate seco
100 ml azeite extra virgem
Orégano
Mangericão fresco
Pimenta do reino à gosto
Sal a gosto
Modo de fazer:
Refogue no azeite a cebola picada, o alho e, por último, acrescente o tomate pelado. Deixe ferver de 15 a 20 minutos. Bata no liquidificador metade do molho e junte a outra parte. Volte para o fogo. Com a colher, amasse os pedaços que sobraram. Você terá um molho encorpado no final. Corrija o sal, acrescente a pimenta e, depois de desligar o fogo, coloque as folhas de mangericão e reserve.
Lave e higienize as beringelas, corte as pontas e depois faça fatias grossas no sentido do comprimento. Deixe de molho por algumas minutos em água com sal para retirar o sabor amargo. Escorra e retire o excesso de água. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e grelhe as beringelas rapidamente, salpicando um pouco de sal, reserve. Esmigalhe o tofu com ajuda de um garfo, misture o tomate seco triturado. Tempere com sal, pimenta e orégano.
Em uma forma refratária, coloque um pouco do molho no fundo, acrescente as fatias de beringela, depois o recheio de tofu e, por último, o molho. Depois, novamente a beringela, o tofu e o molho. Vá fazendo camadas e finalize com o molho. Leve ao forno médio por 15 minutos, até que esteja levemente dourada por cima e o molho comece a borbulhar. Sirva com arroz e salada.